VALINHOS

 

Valinhos é um local aprazível que fica a cerca de 2  a 3 km do Santuário de Fátima e a 400 metros da antiga casa onde viveu Lúcia, sentindo-se uma maravilhosa energia no ambiente pelo arvoredo ali existente e pela lembrança do que teria acontecido no dia 19 de Agosto de 1917. O silêncio é de facto a melhor forma de permanecermos ali sentados a observar ou a orar. O lugar exacto da Aparição está sinalizado pela construção de pedra com a imagem cuja foto se mostra acima.

Efectivamente, conta-se que ali surgiu  pela 4ª vez a  Entidade Luminosa conhecida hoje  por "Nossa Senhora de Fátima" ou do Rosário, que teria dito ás crianças para continuarem a comparecer todos os dias 13 na Cova da Iria, visto que ficaram impedidas de o fazer naquele mês de Agosto por causa do Administrador de Ourém que as levou para sua casa, sequestrando-as durante 2 dias, pois já estava ficando preocupado com o facto de haver grandes multidões seguindo os Pastorinhos que falavam de uma Mensagem que também preocupava dalgum modo a Igreja Católica que não lhes dava muito crédito na altura, havendo mesmo algumas admoestações ás crianças.

Aliás chegaram mesmo a estar presas e foram  interrogadas, aliciadas e até ameaçadas, temendo pelas suas vidas. Não foi fácil estar na sua pele apesar de hoje serem lembradas e idolatradas como santos a quem se faz adoração. Os país dos Pastorinhos  temiam pela segurança de seus filhos perante tudo o que lhes estava a acontecer. De resto, Lúcia pretendia apenas cumprir tudo o que a "Senhora Luminosa" lhe dizia para fazer.

Parece que a própria família levantava muitas dúvidas sobre a visão das crianças, sobretudo os pais de Lúcia que só na última aparição (em Outubro) acompanharam a filha  e a mãe não se cansava de repetir, a todo o instante: “Diz a verdade, Lúcia, diz a verdade” e a menina apenas dizia: “Mas eu vi, minha mãe, eu vi”...

 

 

Neste lugar aprazível em Valinhos existem alguns pontos especiais, não só esse onde surgiu a Mensageira Celeste ou Entidade Extraterrena como um outro mais à frente, conhecido por  "Loca do Anjo", onde terá aparecido um Ser ás crianças por duas vezes, na Primavera e Outono de 1916, que ficou sendo conhecido por o "Anjo da Paz " e também o "Anjo de Portugal". Ver  imagem em baixo:

 

 

Por fim, próximo de Valinhos há um lugar muito visitado, uma maravilha local que são as famosas "Grutas da Moeda" que foram descobertas casualmente em 1971. Ver sua história e video clicando aqui.

Rui Palmela

 

Voltar