GRUTAS DA MOEDA OU S. MAMEDE

 

Esta é uma beleza natural a 2Km de Fátima que recebe a visita de milhares de pessoas anualmente e cuja descoberta foi feita casualmente por dois caçadores que andavam a perseguir uma raposa. A curiosidade levou-os a explorar o algar em toda a sua extensão desvendando pouco a pouco as galerias que hoje se incluem no percurso visitável.

O nome de "gruta da moeda" está relacionado com a história  de um homem abastado das redondezas que ao passar pelo matagal foi atacado e saqueado por um bando de malfeitores que atiraram depois seu corpo para o precipício cavernoso e, na pressa, deixaram cair também o saco das moedas que se espalharam pelo precipício, perdendo-se irremediavelmente, o que deu ao algar o nome pelo qual ainda hoje é conhecido.

A gruta é composta por materiais argilosos e de calcites com diversas formas que sugerem ao visitante  alguns nomes como:  "Presépio",  "Pastor",  "Cascata",  "Virgem",  "Cúpula Vermelha", "Marítima", "Capela Imperfeita", "Bolo de Noiva", "Abóbada Vermelha" e "Fonte das Lágrimas".

Veja  a beleza da gruta no video abaixo:

Rui Palmela

 

  Voltar